terça-feira, 24 de agosto de 2010

CAUSO IV

Bem, peguei o Fuquinha na quinta à noite no mecânico e levei pra casa. Agora com ignição eletrônica, bobina, velas, cabos de vela, rotor e tampa do distribuidor, filtro de ar e de combustível novos. Bomba de gasolina e carburador revisados, óleo do motor trocado, mangueiras novas. Todo renovado. rs E ainda tinha a tranca e triângulo de sinalização novos. :-)





Chegou direitinho em casa e fiquei esperando sábado pra colocar o alarme e outro sistema anti-furto. Acordei cedo e fui colocar o alarme. O carro pegou numa boa, deixei um minutinho por via das dúvidas pro motor esquentar e saí. Não andei 5 quarteirões de distância e começou plof plof....... morreu. E não pegou mais. Mas como Deus me abençoa em tudo nessa vida, até onde o Fuquinha morre ele me ajuda. Estava prestes a entrar numa rotatória com posto da polícia. Então olhei no retrovisor e tinha uma Kombi, irmã da Volks, também de idade... talvez por isso a paciência e compreensão. Pedi aquela desculpa sem graça e empurrei o carro e estacionei no passeio, logo à frente. Em frente a um mecânico.

Apesar de parar em frente a um mecânico, queria entender o que se passava e como tinha acabado de tirar o carro do mecânico e gastar uma fortuna eu não ia pagar outro pra resolver o problema. Só em último caso.

Ah, já vinha me esquecendo de contar um detalhe. Nesse ponto, e somente neste, o Fusquinha lembra os motoqueiros. É só parar um que junta outros oferecendo ajuda. Muito legal esse sentimento de comunidade do Fusca. Foi eu encostar o carro e um homem num Uninho encostou também e já veio oferecendo ajuda. Falou que já teve um fusca 69 e conversamos um pouco sobre o carro. Aí eu abri o capô do motor e tudo parecia normal. Ele olhou o filtro de gasolina e achou que estava vazio. Então desconfiei que talvez o mecânico tivesse esvaziado o tanque pra trocar a mangueira (deu pra perceber que eu não conhecia nada mesmo de Fusca, mas já estou melhorando. Na marra, mas estou.). O camarada já queria começar a desmontar o motor aí eu agradeci e disse que ligaria pro mecânico. Depois que vc deixa mexer já era... Liguei pro mecânico e perguntei se haviam esvaziado o tanque e ele disse que não. Falei do filtro de combustível e ele me disse pra fazer um teste: tirar a mangueira antes do filtro. Se vazasse gasolina é porque o problema deveria estar na bomba, mas se não vazasse, o carro estaria sem gasolina. Então lá fui eu fazer o teste. Porém, eu ainda não tinha ferramentas no carro. Como iria desatarraxar a braçadeira? Aí que vem a parte irônica da história. Lembram do CAUSO III? Da faca no motor? Era uma faca de fenda, segundo os especialistas. rs Pois bem, foi ela que me salvou. Pois ainda estava com todas as peças trocadas pelo mecânico dentro de uma caixa no carro.



Peguei a faca de fenda e tirei a braçadeira. Pingou umas gotinhas e nada de escorrer gasosa. Então deduzi que era falta de gasolina mesmo. Tranquei o Fuquinha e fui a pé até um posto próximo. Pra melhorar quase não tive dinheiro pra pagar. Perguntei se tinham aquelas garrafas pet, mas não tinham. A salvação é que eles tinham um galão de emergência que custava 1,50 e que não passava de um plástico reforçado. Mas quebrou o galho. Coloquei 3,5L de gasolina com todo o dinheiro que eu tinha, voltei e abasteci o Fuquinha. Lá fui eu testar o carro. Viro a chave e nada do motor pegar, tentei de novo e de novo...nada. Liguei pro mecânico que deu a dica de colocar um pouco direto no carburador.





Aí eu pensei: meeeerda! Joguei toda gasolina no tanque. Não vou voltar naquele posto lá na frente nem...... então peguei uma mangueirinha (daquelas de banheiro) abri a tampinha do tanque e comecei a sugar. Tomei um susto em uma sugada e quase que engulo um litro de gasosa. Nhecate ô gosto horrível! Cuspi fora o que foi pra minha boca, deixei voltar um pouco pois precisava apenas de um pouquinho de gasolina. Fechei a tampa e coloquei no carburador. Virei a chave, acelerei, insisti e o carro pegou. Arranquei o carro e levei até o posto. Coloquei mais dez litros no cartão. E logo em seguida o carro começou a morrer de novo. Ôoo dureza. Chamei o mecânico. Depois de uns 20 min ele chegou. Deu uma olhada no motor e chegou à conclusão de que estava sem gasolina mesmo e que depois acabou afogando por causa da gasosa que joguei no carburador. Mas detectamos que estava vazando gasolina logo na saída do tanque de gasolina e que aquela mangueira não havia sido trocada. Fomos com o carro pra oficina e ele limpou a boca do tanque e trocou a mangueira. Trocou também a molinha do acelerador. E foi só.


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